Visitantes

contador de visitas gratis

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Significado do uso das alianças entre casais.

 Todo casal que está noivo e vai se casar tem uma aliança no dedo. Muitos nem sabem o porquê, mas usam e pronto, mesmo assim o significado destes anéis vai muito além de uma tradição boba e sem sentido.
     A palavra aliança significa simplesmente um acordo entre duas partes, que podem ser indivíduos, grupos ou nações. No caso do casamento, é um acordo selado entre duas pessoas que se amam e utilizam esse par de anéis para simbolizar essa união. Essa tradição é muito antiga e tem origem em várias culturas com o mesmo propósito, a união e o amor entre duas pessoas. Alguns estudos dizem que os egípcios foram os primeiros a adotarem o uso de alianças de casamento e a colocarem no terceiro dedo da mão esquerda, alguns até podem contestar como verdade histórica.
A Aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava directamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram então, como, por exemplo, o facto de os escoceses dizerem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.

     Os egípcios davam tanto valor as suas alianças, invariavelmente, eram sepultados com elas. Afinal, com sua forte crença na vida após a morte, era necessário que os casais se reunissem no além e, as alianças de casamento, era o símbolo máximo dessa união, neste e no outro mundo. Passando também pela China, Índia e a Europa.
     Já na Europa e principalmente na cultura cristã, o uso das alianças de casamento iniciou-se por volta da Idade Média. Em muitos países, tinha uma ligação recheada de superstições e misticismo com o casamento e os casais. Por exemplo: em alguns lugares da Escócia, as pessoas acreditavam que se a mulher perdesse sua aliança, certamente seu marido seria perdido também. Já em outros países, se as alianças de casamentos caírem das mãos dos noivos e deslizarem para longe do casal, significaria que esse casamento estava condenado ao fracasso. Era considerada a pior coisa que poderia acontecer num casamento.
     A simbologia da aliança é muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito (por esse motivo não se deve usar alianças quadradas). O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.
     Outra simbologia é o posicionamento do uso, dizem que esse anel deve ser usado no quarto dedo da mão esquerda, pois nesse dedo passa uma veia que vai direto para o coração.
     A aliança tradicional é feita em ouro amarelo e no modelo "meia cana" (arredondada), mas com o desenvolvimento do design esses anéis estão começando a ter novas caras e cores. Muitas joalherias estão investindo em novos modelos, combinações de cores e materiais.
     Para uma jóia que será usada diariamente por toda vida, deve ter a cara do casal apaixonado e é aí que os designers entram. A cada dia as alianças personalizadas estão sendo mais procuradas. Outras jóias importantes giram em torno deste "evento", como o anel de noivado e as jóias utilizadas no grande dia. Tanto para a noiva quanto para o noivo. Dependendo da religião são usados terços, coroas, etc. Mas são as jóias das noivas que chamam a atenção de todos. Brincos e colares de pérolas ou diamantes são os mais procurados.
     Existem outras tradições e curiosidades desta cerimônia que giram em torno da noiva. Hoje as noivas se casam de branco simbolizando a pureza, mas essa cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitoriana, sem o sentido atual que foi criado pela Igreja Católica.
     Na Idade Média, as mulheres se casavam com várias cores, mas a principal era o verde, simbolizando a fertilidade do casal. Outra tradição muito usada em casamentos são as damas e os pajens. “As crianças entram na frente da noiva representando também a fertilidade do casal e com as roupas parecidas com as dos noivos, pois, representam os futuros filhos do casal.
Texto retirado da internet e Wikipédia.

 Se você vai casar e ainda não escolheu o modelo das alianças, vou mostrar nesse post alguns modelos de alianças realmente inspiradoras para o seu casamento ser com certeza o "casamento dos sonhos." Deve-se levar em conta também o estilo do casal para a escolha das alianças e subir logo ao altar!! Rsrsrssrs; Bj Bj meninas....



 Aliança de casamento da atriz Juliana Paes, de ouro amarelo 18 quilates, designer: Emar Batalha.

Aliança de ouro amarelo 18 quilates e platina, Tiffany & Co.

 
Aliança Trinity, criada em 1924 é feito com três alianças de ouro de cores diferentes. Cada uma representa os três estágios de um relacionamento: o ouro amarelo significa fidelidade, o ouro rosa, amor, e o ouro branco, amizade.


Aliança de ouro amarelo 18 quilates e diamantes, Bulgari.

Alianças de casamento dos atores Bruno Gagliasso e Camila Rodrigues, de ouro amarelo e ouro branco 18 quilates com inscrição: “Por toda a minha vida vou te amar”, da Joalheria Guilherme Duque.



Aliança com 107 diamantes e platina da atriz Eva Longoria.


Alianças de ouro amarelo 18 quilates com fileira de brilhantes, Cartier.


Alianças de ouro branco trabalhada com brilhantes, Amsterdam Sauer.


Aliança réplica do personagem Jin da Série Lost, de ouro amarelo e traz dentro de si a inscrição em coreano que significa: “Nós nunca vamos nos separar.”


Alianças de ouro amarelo, ouro branco 18 quilates e brilhantes, The Graces.

Aliança de ouro amarelo  18 quilates, Montblanc.

  Alianças de ouro rosé 18 quilates com ponto de brilhante, Talento Jóias.


Alianças de ouro amarelo 18 quilates e brilhantes, Julio Okubo.


















Um comentário: